______________________________________________

Não estamos ensinando Física, estamos inspirando jovens a compreender a resolução de exercícios de Física e assim se aprende Física.
Curta nossa Página no Facebook!!!

______________________________________________

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Exercícios Resolvidos: Eletrostática 02

Exercícios Resolvidos: Eletrostática

04 - (UFJF-MG) Três esferas metálicas neutras, eletricamente isoladas do ambiente, estão encostadas umas nas outras com seus centros alinhados. Carrega-se um dos extremos de um bastão de vidro positivamente. Este extremo carregado é aproximado a uma das esferas ao longo da linha formada por seus centros (veja a figura abaixo para uma ilustração).

Mantendo o bastão próximo, mas sem que ele toque nas esferas, estas são afastadas uma das outras, sem que se lhes toque, continuando ao longo da mesma linha que formavam enquanto estavam juntas.




Podemos afirmar que após afastar-se o bastão, as esferas ficam: 
a) duas delas com carga positiva e uma com carga negativa 
b) duas delas neutras e uma com carga positiva 
c) uma neutra, uma com carga positiva e uma com carga negativa 
d) duas neutras e uma com carga negativa

Resposta: 

Alternativa c. Quando aproxima-se o bastão eletrizado da esfera da direita, ocorre indução no conjunto.

Afastando-se as esferas com a presença do bastão, teremos: + neutra - .

05 - Fuvest-SP) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura abaixo.


Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, remove-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a figura que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é:




Resposta:

Alternativa a. Após o processo de eletrização por indução, a esfera à esquerda terá excesso de cargas negativas, enquanto a esfera à direita terá excesso de cargas positivas. Como as esferas são separadas, porém permanecem próximas, pelo princípio das ações elétricas as cargas de sinal contrário se atraem como representado na alternativa a.



06 - (UFCE) A figura mostra as esferas metálicas, A e B, montadas em suportes isolantes. Elas estão em contato, de modo a formarem um único condutor descarregado. Um bastão isolante, carregado com carga negativa, -q, é trazido para perto da esfera A, sem tocá-la. Em seguida, com o bastão na mesma posição, as duas esferas são separadas. Sobre a carga final em cada uma das esferas podemos afirmar: 


a) A carga final em cada uma das esferas é nula. 
b) A carga final em cada uma das esferas é negativa. 
c) A carga final em cada uma das esferas é positiva. 
d) A carga final é positiva na esfera A e negativa na esfera B. 
e) A carga final é negativa na esfera A e positiva na esfera B.

Resposta:

Alternativa d. Ocorrerá indução no condutor, ou seja, a esfera A ficará com falta de elétrons, enquanto os elétrons livres se acumularão em B. Separando as esferas na presença do bastão eletrizado, a esfera A adquire carga positiva e a esfera B adquire carga negativa.




fisicaeeducacao.blogspot.com
Murillo Melo Mourão
Exercícios Resolvidos: Eletrostática


0 Deixar um comentário:

Postar um comentário

Física, Universo e Relações em Cadeia

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Postagens populares

Deixe sua Opinião

Física

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.