______________________________________________

Não estamos ensinando Física, estamos inspirando jovens a compreender a resolução de exercícios de Física e assim se aprende Física.
Curta nossa Página no Facebook!!!

______________________________________________

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Como Deveria ser o Ensino da Física


Ensino de física esta é minha preocupação, como medir a qualidade dos livros didáticos ou apostilas? No ensino de física se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a compreenderem as áreas específicas deste conhecimento.
Mais quando poderemos abrir nossos corações junto ao nosso enorme cérebro para mostrar a estes jovens, que o que importa mesmo é a maneira com que cada um reorganiza as idéias e as aplica dentro do conhecimento.
Logicamente quando todas as pessoas aceitarem que o conhecimento que tem hoje devem ser usados para mudar o de amanhã, poderemos alcançar o mais alto escalão.
Hoje se você subir por uma escada percebera que um pé vem depois do outro, se pular um degrau ele ficara para trás e nunca mais passara por ele como teve a oportunidade de fazer, mais não fez.
Reflexão e ação, refletimos muito, temos algumas ações mais algo impede a maioria dos professores de Física de fazer seu verdadeiro trabalho. E o que seria?
Talvez como resposta temos o tempo, por ser relativo.
Ou a influencia das partículas escuras que atravessam nosso planeta, e muitos nem sabiam destas. Pode estar só na teoria mais para alguns elas estão no universo.
Queria eu agora me sentar sobre um grande cometa e captar todas as informações do mundo e do universo, mais teria um problema para executar tal ação, alguns não iriam gostar e me proibiriam de tal ato.
Também gostaria de olhar nos olhos de Deus e perguntar para ele porque apenas alguns podem ter fontes pagas enquanto outros vivem na rua por não terem estimulo proveniente de tais fontes.
A resposta é óbvia o conhecimento não é para todos, aqui em minha casa se fosse possível que a NASA estala-se um enorme telescópio eu poderia ter virado astrônomo, ou talvez se meu tio me emprestasse seu jato eu pudesse voar. Mais a verdade é que meu tio não tem jato e nem a NASA poderia emprestar um telescópio, então o que eu faço?
Bem mais valioso que o telescópio ou o jato é minha imaginação, através desta eu vejo as estrelas, sentado em minha cadeira percebo as leis de Kepler e quando sem nenhum tipo de material de laboratório tenho o poder de perceber o conceito de pressão quando um espinho entra em meu pé.
Querido leitor o que quero mostrar a você é que os fins justificam os meios e quando não tiver muita oportunidade para dar uma espiada no espaço abra a janela de sua imaginação e comece a criar. Se por algum acaso alguém lhe disser que é um louco, receba como um elogio. E nunca permita que alguém lhe impeça de dar continuidade em uma teoria, mesmo que ela seja muito louca, pois com o tempo ela se formara com o seu amadurecimento.

Repita uma mentira varias vezes em sua mente uma hora ela vai parecer ser verdade. Então quando repetir varias vezes suas idéias alguém um dia vai lhe dizer você é um gênio, ou talvez outro gênio reconheça você!

Murillo Melo Mourão
fisicaeeducacao.blogspot.com

Gostaria que comentacem como deveria ser o ensino da Física




0 Deixar um comentário:

Postar um comentário

Física, Universo e Relações em Cadeia

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Postagens populares

Deixe sua Opinião

Física

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.