______________________________________________

Não estamos ensinando Física, estamos inspirando jovens a compreender a resolução de exercícios de Física e assim se aprende Física.
Curta nossa Página no Facebook!!!

______________________________________________

domingo, 20 de dezembro de 2009

Exercício Resolvido: Distancia entre o Prédio e a câmera

01) Uma câmera escura de orifício fornece a imagem de um prédio, que se apresenta com altura de 5 cm. Aumentando-se em 100 m a distancia do prédio á câmera, a imagem se reduz para 4 cm de altura. Qual é a distancia entre o prédio e a câmera, na primeira posição?

a) 100 m
b) 200 m
c) 300 m
d) 400 m
e) 500 m


h = altura do prédio
d = distância do prédio à câmara escura
h' = altura da imagem
h'' = altura da imagem após a câmara ser afastada
c = comprimento da câmara escura

Então:
h/d = h'/c
e
h/(d+100) = h''/c

lembrando que a distância do prédio à câmara escura está em metros e substituindo os valores nas duas equações temos:

h/d = 0,05/c (eq01)
e
h/(d+100) = 0,04/c (eq02)

dividindo a equação 1 pela 2 temos:

(d + 100)/d = 5/4

d+100 = 5d/4

4d + 400 = 5d

d = 400m => 400 metros

Física
fisicaeeducacao.blogspot.com

20 comentários:

  1. esse exercicio é muito dificil ,mais achei otimo .

    ResponderExcluir
  2. Priula! Haja raciocínio. Mas depois de pensar e pensar... Você consegue! Este exercício me ajudou na compreensão de algumas outras questões. Agradecimentos!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela resolução! tentei bastante mas não consegui sozinha... agora entendi. :)

    ResponderExcluir
  4. NÃO ENTENDI POR QUE FOI d+100=5d/4 e não d+100=0,05d/0,04. como conseguiu-se o numero inteiro? poderia me mostrar a divisão das duas equações matematicas de forma completa? beijo. obrigada.

    ResponderExcluir
  5. É uma simplificação veja 5/4=1,25 ou 0,05/0,04=1,25

    ResponderExcluir
  6. facil entendi de primeira obrigado eu fiz a questão mais eu fiz um erro basico bem no começo deixar o 5 e o 4 em metros ou em cm. obrigado pela explicação

    ResponderExcluir
  7. muito bom cara, parabéns!!
    me ajudou, tenho prova hoje, tou vendo umas questões aqui, valeu or postar a resolução, belo raciocínio!

    ResponderExcluir
  8. nao é semelhança de triangulo?
    H/h=B/b

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito ! Ótima resolução !

    ResponderExcluir
  10. Se eu postar um exercício tem como tirar uma dúvida pra mim?

    ResponderExcluir
  11. No meu ficou 0,04D+4. Dai multipliquei por 100.

    ResponderExcluir
  12. esse exercicio é uma bosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse exercicio é mt e bom... pare de ficar querendo colocar os outros para baixo... se achou ruim faça um melhor!!! :)

      Excluir
  13. Consegui fazer todo calculo tudinho direitinho, so nao entendi o porque do (d+ 100)/d, tipo esse "100" é daonde?

    ResponderExcluir
  14. Muito bom . Só não entendi por que na divisão o "h" e o "c" sumiram . Me ajude por favor. Preciso dessa resposta!

    ResponderExcluir
  15. So não entende p onde foi o 4d e o 5d?

    ResponderExcluir
  16. Ja respondi essa .. Mas n entendo quase nada.. tenho uma mente ruim .. Mais me ajudou amiginho

    ResponderExcluir

Física, Universo e Relações em Cadeia

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Postagens populares

Deixe sua Opinião

Física

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.