(UFSC) Leia com atenção o texto a seguir. Chamados popularmente de "zeppelins", em homenagem ao famoso inventor e aeronauta alemão Conde Ferdinand von Zeppelin, os dirigíveis de estrutura rígida constituitam-se no principal meio de transporte aéreo das décadas do séculoXX. O maior e mais famoso deles foi o "hindenburg LZ 129", dirigível cuja a estrutura tinha 245 metros de comprimento e 41,2 metros de diâmetro na parte mais larga. Alcança a velocidade de 135km/h e sua massa total - incluindo o combustível e quatro motores de 1100HP de potência cada um - era de 214 toneladas. Transportava 45 tripulantes e 50 passageiros, ascendia e mantinha-se no ar graças aos 17 balões menores instalados no seu bojo, isto é dentro da estrutura, que continham um volume total de 20.000m³ de gás Hidrogénio e deslocavam igual volume do ar.
p(hidrogênio)=0,09kg/m³ e p(ar)=1,30kg/m³. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e , assim, o dirigível poderia descer.
02. O princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe.
04. O empuxo que qualquer corpo recebe do ar é causado pela variação da pressão atmosférica com a altitude.
08. É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás Hidrogênio contido no seu interior.
16. Se considerarmos a massa específica do ar igual a 1,30kg/m³, o empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60x10³x10²N.
32. A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores.
64. Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível "hindenburg" mantinha-se no ar.
Resolução:
Este exercício é um dos melhores e com certeza foi feito por um profissional.
Imaginemos que esse seja o dirigível e sobre eles temos Empuxo e Peso.
Vbalão=20000m³
Mh=0,09kg/m³
Mar=1,30kg/m³
E=M.v.g
E=Mar.Vbalão.g
P=m balão.g
Vamos as questões agora:
01) Verdadeiro. Pois o empuxo depende do volume imerso no ar.
02) Falso, pode ser aplicado para Líquidos.
04) Verdadeiro, pois a densidade do ar varia com a altitude.
08) Verdadeiro, pois Peso=Empuxo na situação de equilíbrio.
16) Verdadeiro.
M ar=1,30 kg/m³
E=M.v.g
E=M ar. v. g
E=1,30.20000.10
E=260000N
32) Falso, dependia também do empuxo.
64) Falso, dependia também do empuxo.
Haja cabeça para esse exercício, pronto ta feito, agora tenho que continuar o meu estudo de geometria.
p(hidrogênio)=0,09kg/m³ e p(ar)=1,30kg/m³. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e , assim, o dirigível poderia descer.
02. O princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe.
04. O empuxo que qualquer corpo recebe do ar é causado pela variação da pressão atmosférica com a altitude.
08. É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás Hidrogênio contido no seu interior.
16. Se considerarmos a massa específica do ar igual a 1,30kg/m³, o empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60x10³x10²N.
32. A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores.
64. Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível "hindenburg" mantinha-se no ar.
Resolução:
Este exercício é um dos melhores e com certeza foi feito por um profissional.
Imaginemos que esse seja o dirigível e sobre eles temos Empuxo e Peso.
Vbalão=20000m³
Mh=0,09kg/m³
Mar=1,30kg/m³
E=M.v.g
E=Mar.Vbalão.g
P=m balão.g
Vamos as questões agora:
01) Verdadeiro. Pois o empuxo depende do volume imerso no ar.
02) Falso, pode ser aplicado para Líquidos.
04) Verdadeiro, pois a densidade do ar varia com a altitude.
08) Verdadeiro, pois Peso=Empuxo na situação de equilíbrio.
16) Verdadeiro.
M ar=1,30 kg/m³
E=M.v.g
E=M ar. v. g
E=1,30.20000.10
E=260000N
32) Falso, dependia também do empuxo.
64) Falso, dependia também do empuxo.
Haja cabeça para esse exercício, pronto ta feito, agora tenho que continuar o meu estudo de geometria.
Física
fisicaeeducacao.blogspot.com
Nossa difivil mesmo em!
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