01. (FUVEST) Uma corda de violão tem 0,60m de comprimento. Os três maiores comprimentos de ondas estacionárias que se podem estabelecer nessa corda são (em metros):
a) 1,2; 0,60; 0,40;
b) 1,2; 0,60, 0,30;
c) 0,60; 0,30; 0,20;
d) 0,60; 0,30; 0,15;
e) 0,60; 0,20; 0,12.
RESPOSTA: A
02. Um violinista deseja aumentar a freqüência do som emitido por uma das cordas do seu instrumento. Isto poderá ser conseguido:
a) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
b) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
c) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
d) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
e) todas as sugestões são inadequadas para que o violinista consiga seu objetivo.
RESPOSTA: C
03. (MED. ABC) Têm-se duas cordas sonoras de mesmo material uma delas tem 0,60cm de comprimento, 1,00mm de diâmetro, é tensa por um peso de 4,00kgf e vibra com freqüência fundamental de 400cps; a outra tem 40,0cm de comprimento, 2,00mm de diâmetro e é tensa por peso de 9,00kgf. A freqüência fundamental desta corda vale:
a) 450cps
b) 800cps
c) 660cps
d) 60cps
e) 150cps
RESPOSTA: A
04. (UNISA) um tubo sonoro aberto de 50cm de comprimento emite um som cuja freqüência é de 1360Hz. Sendo o módulo da velocidade de propagação do som no ar igual a 340m/s, o som emitido é o ________ harmônico.
a) segundo
b) terceiro
c) quarto
d) quinto
e) sexto
RESPOSTA: C
05. Um estudante, fazendo um experimento no laboratório de sua escola, acoplou um gerador de audiofreqüência a um alto-falante. Aumentando, então, a freqüência do aparelho de 200Hz para 2800Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou:
a) menos intenso ou mais fraco;
b) mais alto ou agudo;
c) mais baixo ou grave;
d) mais rico em harmônicos;
e) mais dissonantes.
RESPOSTA: B
06. Dois diapasões A e B emitem sons puros de freqüências 400Hz e 800Hz, respectivamente. Aponte a alternativa correta:
a) O som de A é mais agudo que o de B.
b) O som de A é mais alto que o de B.
c) O som de A é mais forte que o de B.
d) O som de A está uma oitava acima do de B.
e) O som de A está uma oitava abaixo do de B.
RESPOSTA: E
07. A intensidade do som, em m W/m2, em um jardim sossegado, é da ordem de 10-4. Em um restaurante, tal valor é de 10-1. Se o limiar da audição se dá a 10-6 nas mesmas unidades, o nível sonoro em dB é:
a) 20 para o jardim e 50 para restaurante;
b) 20 para o jardim e 500 para o restaurante;
c) 2 para o jardim e 5 para o restaurante;
d) 100 para jardim e 105 para o restaurante;
e) 50 para o jardim e 20 para o restaurante.
RESPOSTA: A
08. (UFU) O efeito Doppler-Fizeau está relacionado com a sensação de:
a) variação de altura do som;
b) variação de timbre do som;
c) aumento de intensidade do som;
d) diminuição de intensidade do som;
e) constância da altura do som.
RESPOSTA: A
09. (UNISA) A cor da luz emitida por certa estrela nos parece mais avermelhada do que é na realidade. Este fenómeno é devido ao fato de:
a) a estrela estar muito distante da Terra;
b) a luz se propagar com velocidade muito grande no vácuo;
c) a luz sofrer refração na atmosfera;
d) a estrela estar se afastando da Terra;
e) a estrela estar se aproximando da Terra.
RESPOSTA: D
10. (ITA) Considere a velocidade máxima permitida nas estradas sendo exatamente 80km/h. A sirene de um posto rodoviário soa com uma frequência de 700Hz, enquanto um veículo de passeio e um policial rodoviário se aproximam emparelhados. O passeio dispõe de um medidor de frequências sonoras. Dado o módulo da velocidade do som, 350m/s, ele deverá multar o motorista do carro quando seu aparelho medir uma frequência sonora de, no mínimo:
a) 656Hz
b) 745Hz
c) 655Hz
d) 740Hz
e) 860Hz
RESPOSTA: B
A resolução dos exercícios é muito importante assim também como a discussão, então não deixe de deixar um comentário.
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sábado, 2 de janeiro de 2010
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Física
Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.
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